Miúdos a Votos 2021

Este blog serve para divulgação dos materiais de campanha da iniciativa "Miúdos a Votos", realizados pela equipa defensora do livro "O Rapaz Milionário", da DDJ.




Mas afinal, o que são os "Miúdos a Votos"?

"Miúdos a Votos" é uma iniciativa criada pela Visão Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares. Envolve alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade, em que é dada a oportunidade a crianças e jovens de elegerem o seu livro preferido, imitando uma eleição real. 


Promove nos alunos competências de cidadania ativa, dando a conhecer os processos democráticos de uma eleição. Desenvolve também o espírito crítico, a criatividade e o gosto pela leitura.

Tudo começa nas escolas, em que os alunos propõem o título do seu livro que gostavam de ver nas eleições. Depois de reunidas as propostas, os livros mais votados formam a lista nacional, com os livros a concurso.




A partir dessa lista, os alunos escolhem o livro que querem defender na campanha eleitoral, criando materiais de propaganda (marcadores de livros, cartazes, folhetos, etc.) e defendendo o livro publicamente, seja com comícios, debates, tempos de antena ou até dramatizações, até 23 de abril.

Este ano, os alunos também podem ser repórteres, escrevendo notícias, fazendo reportagens ou entrevistas divulgando a campanha eleitoral para órgãos de comunicação como a Visão Júnior.




Depois da campanha seguem-se as votações, e alunos de todos os ciclos de ensino são chamados a votar nas suas bibliotecas escolares, no dia 27 de abril. 

São contados os votos e divulgados em cada escola, sendo depois apresentados os resultados nacionais numa cerimónia pública.




Acompanha a campanha que se tem feito pelas escolas aqui.

Já sabes, no dia 27 de abril, vota no livro mais fixe!


Imagens: Visão Júnior


Comentários

  1. Meninas, estou fascinada com o vosso trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá professora!
      Ficamos muito contentes por saber que o que estamos a fazer está a contagiar outras pessoas!
      Bjs!

      Eliminar

Enviar um comentário